segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ultra Cristo Rei - 15 kms bem durinhos

(Foto retirada da Internet)

Em jeito de preparação para a Meia Maratona de Almada este sábado aproveitei uma janela de tempo de 2h30m, para fazer um treino mais longo, ou seja, acima dos 10 kms. Como a Meia Maratona de Almada vai ser uma prova feita "em casa", decidi aproveitar para incorporar partes do percurso para me ir habituando a este, ainda que existam zonas inacessíveis pois estão dentro da Base Naval do Alfeite, cujo acesso é condicionado.

Assim depois de ter investigado o percurso desta prova realizada pela primeira vez no ano passado, delineei um percurso de treino que tivesse cerca de 15 kms e uma dificuldade semelhante. Como a prova começa com uma subida (Barrocas até à Base do Alfeite) cerca de 1 km depois da partida, e o início do meu treino ia estar mais afastado deste local, decidi incluir a subida ao Cristo Rei para aumentar a dificuldade, e deixando a subida das Barrocas lá mais para o meio do treino. 

Assim, depois de cerca de 1 km de treino lá começei a subir em direção ao Cristo Rei, a um ritmo calmo pois ainda havia muito treino para fazer. Chegado lá acima era tempo de recuperar aproveitando a longa descida até Almada e depois até quase a Cacilhas e depois o percurso plano até à Cova da Piedade. Eis então que surgiu a parede das Barrocas, já com 7 kms de treino, e posso dizer-vos que apesar de ter conseguido um ritmo semelhante à subida inicial do Cristo Rei, esta subida foi bem dura.


Era agora altura de descer rumo ao parque da Paz onde por alturas do Km 10 aproveitei para fazer uma paragem de abastecimento junto dum chafariz (já que não levava abastecimento líquido) e beber um pouco de água. Daqui segui direto para a ciclovia que circunda o Parque da Paz, sem fazer a volta ao lago, até porque esta nem é muito importante em termos de dificuldade pois o terreno é essencialmente plano.

Mas foi a partir daqui que tomei consciência que a Meia de Almada vai ser durinha, que de certeza irei sofrer, pois não existem grandes troços de plano, sendo sempre a subir e a descer.



Terminada a ciclovia e depois de deixar o Fórum Almada para trás entrei numa estrada ligeiramente a descer, mas que a meio começou a subir rumo a uma rotunda que dava acesso a uma passagem sobre a autoestrada que vai para a Costa da Caparica, e deixei-me que vou diga que subir essa passagem, ainda que curta, quase que me fez parar, pois as pernas já pesavam. 

Ainda assim lá fui, abrandando nas subidas e aumentanto um pouco (não muito) o ritmo nas descidas e nos planos até aquela última subida do treino, lá para os 14,5 kms, que era a passagem do Metro Sul do Tejo por cima da A2, próxima da praça de portagens. Aí tive que recorrer a um truque que por vezes faço para ser mais fácil suportar a subida: baixar a cabeça e deixar que a pála do boné apenas deixe um campo de visão de uns poucos metros e não veja o que ainda falta.

Mas ao fim de 1h 38m tinha cumprido o treino de 15,3 kms a que me tinha proposto e com um ritmo médio de 6,25 min. ao km, equivalente ao ritmo que pretendo fazer na Maratona para a poder terminar em cerca de 4h 30m.


Foi bom saber que consigo fazer 15 kms ao ritmo a que pretendo correr a Maratona, mas fiquei a saber que a Meia de Almada vai ser bem dura, pois o seu percurso não é nada plano. 

Agora resta aproveitar os quase 2 meses e meio que ainda faltam para fazer mais uns quantos treinos nestes percursos para no dia conseguir fazer a Meia Maratona confortavelmente, ou pelo menos assim o espero.

7 comentários:

  1. É deste tipo de treino que gosto! Até costumo chamar de treino gourmet: devagarinho mas bem saboreado!! :)))

    Força Fernando! Treinos assim fazem muita falta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho tentado reduzir a velocidade dos treinos, pois na ultima meia maratona cheguei à conclusão que fiz os kms iniciais rápidos demais e tenho que me auto-disciplinar.

      Eliminar
  2. Que belo treino... e sem parar nas subidas.... essa técnica de baixar a pála do boné é capaz de resultar.... vou experimentar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resulta mesmo, pois não estamos sempre a ver o final da subida.

      Eliminar
  3. Não te vou mentir, a Meia de Almada não é mesmo nada fácil mas é um espectáculo. Um desafio constante e que dá um gostinho especial de superação.
    No ano passado consegui bater o meu recorde pessoal nessa prova e não estava nada à espera. Será sempre a minha prova do coração.

    Com os treinos que tens feito não tenho dúvidas que conseguirás fazer uma óptima prova! Ainda te vais surpreender a ti próprio :)

    Continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inscrevi-me nesta Meia Maratona pois vou correr em casa. No dia da prova irei a pé até à linha de partida, pois e minha casa até lá são cerca de 2 kms.

      Mas que vai ser durinho, lá isso vai, mas tenho como vantagem poder ir treinando em partes do percurso e no dia poder gerir melhor a prova.

      Continuação de bons treinos e FORÇA para Sevilha e para poderes apoiar o João, já que ele vem em recuperação de uma situação complicada, se bem que ele parece estar a recuperar bem.

      Eliminar
  4. Mentalmente até acho que uma prova com algum sobe e desce é mais fácil, desde que estejas bem preparado fisicamente! Tens ido aos treinos, vai correr tudo bem! ;)
    Beijinhos
    PS: Também recorro frequentemente a esse truque nas subidas! :)

    ResponderEliminar