terça-feira, 31 de dezembro de 2013

S. Silvestre Lisboa - Lento Regresso



Depois de ter acabado a Meia Maratona dos Descobrimentos em mau estado o regresso à forma física tem sido lento. Depois da prova estive 9 dias sem correr, não tanto pela questão física, mas se calhar mais pela parte psicológica, pois esperava que com o treino que tinha a tivesse acabado em melhor condição.

Os treinos recomeçaram lentamente tendo o primeiro treino ficado pelos 7,4 kms a um ritmo bem pasmacento de 6' 47'' ao kms. Dois dias depois era altura de fazer um treino de 5 kms, desta vez com um ritmo mais interessante, mas ainda lento: 6' ao km.

Antes da S. Silvestre viria ainda a fazer 2 treinos, onde a melhoria física começava a aparecer lentamente: o primeiro de 6,8 kms a um ritmo de 6' 26'' ao km e o segundo de 7,7 kms a um ritmo de 5' 57 kms, sendo que este último tinha mais subidas do que os anteriores.

Ainda assim estava longe da minha normal forma e em nenhum dos treinos tinha feito pelo menos 10 kms, pelo que em termos psicológicos estava com algum receio de encarar esta prova. Assim optei por não exigir demais, sabendo que no final iria ter uma subida de 2 kms, e iria encará-la na desportiva, como se um treino fosse e apontaria para um tempo de 1 hora, ou seja, um ritmo de 6' ao kms.

Mas vamos à corrida propriamente dita. 

Uma hora antes da corrida começar foi altura  de tirar a foto de grupo.

O Isaac combinava então comigo fazermos a prova em menos de 1 hora, o que estava alinhado com o meu objectivo, já que apenas queria fazer uma hora ou menos, sem interessar o quanto menos. 

Vinte minutos antes da partida lá fomos para a zona de partida, para a zona +60 (afinal o mais60 do dorsal não era o escalão mas sim o escalão de tempo). Enquanto agurdávamos pela partida e como já estava um pouco de frio fomos ainda brindados por um chuveirito, de água fresquinha, mas não destoar.

A prova niciava-se nos Restauradores, descia para o Rossio e pela Rua do Ouro em direção ao Terreiro do Paço, virava à direita para a Rua do Arsenal em direção ao Cais do Sodré, de onde seguia para a 24 de Julhos. Depois do retorno voltava-se a passar pelo Cais do Sodré novamente em direção ao Terreiro do Paço, desta vez pela Av. Ribeira das Naus. Chegados ao Terreiro do Paço virava-se à esquerda em direção à Rua da Prata e à Pr. da Figueira, ao Rossio e à longa subida da Av. da Liberdade, até sermos libertados pelo Marquês de Pombal e podermos então descer rumo à meta nos Restauradores.
Dada a partida lá fomos devagar, pois a quantidade de atletas era tanta (8.000 atletas), que não se podia ir muito depressa. Isso mesmo se vê pelo ritmo do primeiro Km, que foi de 6' 22'' ao kms. Daí em diante foi tempo de paulatinamente ir recuperando, ou seja, ir aumentando o ritmo que consegui estabilizar nos 5' 46 entre os kms 4 e 6. Mas depois eis que vinha a subida, e estivesse eu num bom momento de forma e teria sido outra coisa, mas assim, foi ver uma quebra para os 6' 23'' e os 6' 45 nos kms 8 e 9 respetivamente.


Finalmente veio a descida e depois de recuperar era altura de acelerar e tentar ganhar algum do tempo perdido na subida e cheguei mesmo aos 5' 30'' no derradeiro esforço, mesmo sabendo já nessa altura que não conseguiria menos de 1 hora.

Ainda assim fiz 1:00' 59'', o que até nem é muito mau face às minhas expectativas.

Esta era a prova que eu estava a precisar para voltar a encarar de outra forma distâncias mais longas.

Agora que venha 2014 e a continuação da preparação. 





3 comentários:

  1. As S.Silvestres grandes (com muita gente) são mais para a festa do que outra coisa...é difícil fazer bons tempos. Foi uma bela maneira de acabar este ano de 2013. Desejo-te a ti e aos teus um grande ano 2014 a todos os níveis.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. 2014 vais explodir :)

    Força e um excelente ano! :)

    ResponderEliminar
  3. Que em 2014 esses recordes venham todos por aí abaixo. E mais importante que tudo que corras com alegria e prazer.
    Boas corridas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar