terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Insustentável peso da Gravidade

Quase toda a gente já ouviu falar da “Insustentável leveza do ser”, e muitos com certeza já sentiram os efeitos do “Insustentável peso da gravidade”, mas ou não se aperceberam, ou não se preocuparam com isso.

Quantos de nós que nos dedicamos à corrida não sofre pelo facto de ter que transportar consigo um ENORME fardo, o seu próprio corpo, isto porque tem excesso de peso?

Muitas das vezes calçamos as sapatilhas e vamos para a rua treinar, ou participar numa prova, e não conseguimos aumentar a velocidade e chegamos ao fim totalmente exaustos porque temos aqueles quilos a mais.

Claro que a corrida, como qualquer exercício físico, ajuda a queimar calorias e a perder peso, mas para nos livrarmos do peso excessivo devemos fazê-lo não só pelo exercício físico, mas também pela alteração da nossa alimentação, corrigindo aqueles erros que nos obrigam a arrastar os pés numa qualquer prova ou treino.

Eu sei que é difícil deixar as batatas fritas, o pão, os doces, o chocolate, as bebidas alcoólicas, as massas e pastas, as pizzas e toda aquela fast food que nos persegue por todo o lado e as litradas e litradas de refrigerantes, e aumentar o consumo de legumes, fibras, fruta e proteínas (peixe e/ou carne).

Eu sei que ao lerem isto vão pensar que não vale a pena tão grande esforço, e desenganem-se os que achem que sou um radical. 

Nada disso. Trata-se apenas de ter um objectivo e de ter força de vontade para o atingir. Claro que as restrições que mencionem acima não devem de ser aplicadas de forma fundamentalista, mas sim eliminar o consumo excessivo de alguns alimentos, substituindo-os por outros mais saudáveis, ainda que de vez em quando nos possamos permitir consumir um bocadinho destes ditos alimentos “proibidos”.

Assim, a conjugação de uma dieta alimentar equilibrada associada a uma actividade física regular, resulta numa diminuição, ainda que mais lenta, mas mais sustentada, do nosso peso.
Para vos demonstrar isso, deixo-vos aqui o meu exemplo e os resultados atingidos no período de 6,5 meses.
 
Para que possam visualizar melhor o que este gráfico expressa, deixo-vos aqui a foto do Antes e Depois daquilo a que decidi chamar de Dieto-Transpiração, bem mais saudável, ainda que mais exigente psicologicamente, comparativamente a outros métodos mais agressivos como as Lipo-aspirações, Lipo-sucções, e outras tantas pseudo-depurações.

3 comentários:

  1. Concordo com tudo!!!
    Revejo-me em cada palavra que dizes no texto!
    Em 4 meses também mudei a minha alimentação, passei a comer alimentos que odeava, passei de correr 2 min ofegantes a correr 10Km super bem da vida, e passei de uns pesados 76Kg que em cada passada que dava os sentia de forma abrupta a puxar-me para baixo, para uns leves 63Kg, e não quero ficar po aqui! :)
    O que é preciso é nada mais nada menos que FORÇA DE VONTADE! Ainda hoje encontrei uma colega que nao via á 7 anos e ela comentou cmg o facto de correr 2 min e nao conseguir mais e porque mora em lisboa nem sequer vai tentar correr mais porque +é uma cidade movimentada.
    Ora!!! Desculpas!
    Quantos milhares correm em Lisboa?!
    Força de vontade comanda tudo!

    E estás de parabéns!!

    Beijinhos
    bons treinos

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pela mudança de estilo de vida. É preciso uma grande força de vontade, mas depois é muito bem ver os resultados e a foto representa isso muito bem.
    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado.

    É de facto preciso muita força de vontade, especialmente nos primeiros tempos quando estamos a "desintoxicar" o nosso corpo de todos aqueles abusos alimentares e da ociosidade.

    Com o passar do tempo torna-se cada vez mais fácil, até mesmo natural, e sabe muito bem viver a vida com menos 10 kgs.

    Abraço.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar