domingo, 4 de agosto de 2013

Treino Parque da Paz - 10 kms

(Foto retirada da internet)

Local: Parque da Paz (Almada)
Dia: 03.08.2013
Hora: 11h30m - 12h30m
Distância: 10 kms ( 5 voltas de 2 kms com uma subida de 500 mts.)
Tempo: 1:00'27'' (Ritmo: +/- 6 min/Km)
RC: (160 - 185 ppm)

Hoje foi dia de fazer um treino duro. Optei por fazer o treino entre as 11h30m e as 12h30m, para ver como o meu corpo iria reagir ap calor. 

Esta ideia surgiu-me porque no outro dia aprecebi-me que para fazer uma maratona irei demorar cerca de 4h30m a 5h, pelo que começando a maioria das provas pelas 10h, significa isto que estarei a correr até às 15h, ou seja, no período mais quente do dia, ainda que possa ser em outubro ou novembro.

Assim depois de uma caminhada de 2 kms até ao Parque da Paz e depois de beber um pouco de água no chafariz era chegada a hora de começar.

A primeira volta consegui fazê-la com bastante facilidade (aproximadamente 5,5 min/km), e o calor ainda não afetava muito pois o corpo ainda não tinha aquecido. Mas com o passar do tempo o calor começou a sentir-se e lá fui correndo pelo lado onde conseguia passar sob as poucas sombras de árvore que existiam.

Aos 4 kms continuava num ritmo abaixo dos 6 min/km, mas o calor começava a pesar bastante. 

Não tem comparação possível, nem tão pouco consigo imaginar, mas deu para perceber que o Carlos Sá na Ultramaratona teve que ter uma força sobrehumana para aguentar aquelas temperaturas.

E lá fui eu, completando as 5 voltas que havia determinado fazer aquele percurso, utilizando os planos e as descidas para recuperar para os 500 mts de subida contínua que tinha que enfrentar em cada volta, que cada vez mais eram difíceis de fazer, à medida que aumentava a temperatura, do dia, e do meu corpo.

Aos 8 kms astava ligeiramente acima dos 6 minutos/km e ainda tentei recuperar na última volta, mas não fui capaz, tendo falhado apenas por 27''. Mas mesmo assim foi um bom tempo para os 10 kms.  

Foi um bom treino e que me deixou boas indicações para o futuro.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário